quinta-feira, 3 de abril de 2008

Metodologia de Pesquisa - Uma Visão Geral

O LICEU DE CAMOCIM, se estabeleceu nas comunidades de Olinda, Apossados, Coqueiros, Boa Esperança, Brasília, N. Sra. de Fátima com uma estrutura física ímpar (uma dádiva de Deus) e prometendo: "--- Produzir e socializar o conhecimento através do ensino, numa visão de organização que aprende através da pesquisa e extensão, estabelecendo parcerias solidárias com a comunidade." (pra quem não sabe essa é a missão do Liceu de Camocim). Nesses quase dois anos de funcionamento (abr 2007) ainda não opera com capacidade total de seu ambientes (em alguns casos funciona improvisadamente). A falta de alguns equipamentos materiais essenciais para o funcionamento dos laboratórios tem sido um fator relevante para essa sub-utilização. Nossos resultados no ano de 2007 não são tão animadores, cerca de 1/4 de nossos alunos efetivamente matriculados não obtiveram êxito ao final do ano letivo quando o esperado seria a metade disso. Constantemente percebemos que nossa metodologia em sala de aula não surte qualquer efeito quanto ao aprendizado dos alunos, é comum se relatar: "Fiz uma trabalho, uma pesquisa, um exercício e quando chegou na prova a maioria dos alunos ficou bem abaixo da média" ou "Quando avalio meus alunos parece que nuca dei aula pra eles"... e outros comentários da mesma natureza feitos quase sempre no mesmo tom de desânimo. Assim sendo, quer pela frieza dos números que codificam nosso trabalho quer pelo calor dos corações que vivenciam o fracasso dia após dia, que além de uma estrutura física 100% operacional é preciso uma revisão geral das metodologias adotas nesses espaços.
Por falar em metodologia, o Laboratório Educacional de Informática - LEI do Liceu de Camocim tem observado a quantidade de pesquisas que são feitas nesses espaço e a qualidade do produto final delas. A maioria dos alunos não chega com objetivos claros de pesquisa e sai com uma cópia fiel do primeiro link apresentado pelo motor de pesquisas do
Google (ou será do segundo...??). Nem produziu, nem socializou, nem aprendeu nada. O Centro de Multimeios do Liceu de Camocim propõe uma metodologia a ser adotada para a formatação das pesquisas com o objetivo de proporcionar a produção do conhecimento e e a socialização do mesmo colocando nosso aluno em contato verdadeiro com o conhecimento. A metodologia de pesquisas tem como base os seguintes princípios: relevância do tema, delimitação da tarefa, definição das etapas, consistência do produto final, objetividade da avaliação e preservação das fonte. Esses princípios serão pormenorizados em outras oportunidades.

Com base no que foi exposto e na realidade que vocês bem conhecem comentem essa postagem tentando responder às perguntas:
É possível mudar? Por quê mudar? Quando devemos começar? Um forte abraço, e até a próxima.
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Prof. George Arrais
Atual Prof. Coordenador do LEI I do Liceu de Camocim.
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9 comentários:

Domingos disse...

Ensinar é também tomar decisões estratégicas em termos das metodologias a adoptar em função das especificidades de cada turma. È necessário ponderar as virtualidades de cada estratégia e o tempo disponível para a sua implementação.
Mandar pesquisar sem orientações e supervisionamento constante tem-se revelado simultaneamente uma perda de tempo e improdutivo em termos de aprendizagem.
Os alunos, por norma, têm dificuldade em descodifcar a linguagem dos sites que encontram na rede....por isso limitam-se a fazer colagens quase textuais....
Deste modo parece necessário uma prévia abordagem por parte do docente e uma definição clara do objecto da pesquisa...., além disto, o professor deverá estar sempre atento de modo a ajudar na compreensão do resultado da pesquisa....Só deste modo os alunos serão capazes de construir novo conhecimento

Mauricio Lima disse...

MUDAR NÃO É PRECISO, É NECESSÁRIO. MAS, COMO MUDAR SEM ALTERAR DE REPASSAR O CONTEÚDO? POIS PARA MUDAR-MOS TEMOS QUE RECOMEÇAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUASE DO "ZERO", VISTO QUE MUITOS CHEGAM (A GRANDE MAIORIA) SEM CONDIÇÕES DE ESTAREM NUMA ESCOLA DE NIVEL MÉDIO, POIS FORAM PASSADOS PELOS PROFESSORES , NÃO PELOS SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS. PARA REVERTER-MOS ESSA SITUAÇÃO, NÃO SÓ DO LICEU, MAIS DA EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL, TEMOS QUE ESQUECER A PROPOSTA CURRICULAR, E FAZERMOS A NOSSA "PROPOSTA CURRICULAR" BASEADA NA SITUAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS. COMO ENSINAR PORTUGUÊS, A QUEM AINDA NÃO SABE LER DIREITO E NEM ESCREVER COM UM MINIMO DE CORREÇÃO? COMO ENSINAR MATEMÁTICA AVANÇADA, A QUEM NÃO SABE AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS? ESSE É O NOSSO DESAFIO.

Elane Costa disse...

A mudança deve começar em mim. Olhando para alunos reais, e não para alunos ideais. Chegam em nossas mãos alunos com dificuldades básicas e elementares, que afetam o Brasil, não somente nossa cidade. Então eu devo mudar, e já foi dado o primeiro passo, por tão rica formação e alerta para as pesquisas, cabe a mim, mudar. Mudar a forma de solicitar pesquisas, não somente para dá uma nota, ou para que o aluno esteja ocupado, ou para que eu demonstre que o aluno fez um trabalho com 80 páginas em que eu não tenho tempo de ler. Mas que eu tenha a consciência de mudar e perceber que posso fazer a diferença, esquecendo o que para trás fica. Mas prosseguindo, visando uma aprendizagem efetiva e significativa, para mim como professor e para meu aluno. Porque eu sou o exemplo, eu devo ser o exemplo de um pesquisador e produtor de textos. Se peço para que eles façam, mas não faço eu, que espécie de educador eu sou?

GESTAR II NA TERRA DE PINTO MARTINS disse...

Caro colega,
Não esqueça que somos nós os professores destes alunos que passam de ano sem terem as devidas competências que seu nível de ensino exige,ou melhor,falta o básico do conhecimento.
O desáfio é: quando vamos compreender que nós precisamos mudar o discurso que responsável é o sistema, o professor da série anterior,a famíla e etc e etc e nós o que estamos fazendo ? Onde fica a famosa reflexão da Ação ?

Sílvia Almada disse...

É possível mudar sempre... O momento de iniciar a mudança se dá a partir do momento em que os objetivos não são alcançados, é hora de refletir e verificar quais as falhas cometidas...Esta frase mencionadas pelo colega: ´´Fiz uma trabalho, uma pesquisa, um exercício e quando chegou na prova a maioria dos alunos ficou bem abaixo da média". Muitas vezes não conseguimos êxito nos resultados porque deixamos de lado os objetivos,competências e habilidades aos quais bonitamente colocamos em nossos planos de aula, e simplesmente se vai fazendo exercícios, pesquisas, trabalhos sem avaliar de fato o aprendizado do aluno. A avaliação é uma construção é o dia-a-dia em sala de aula é a reflexão constante para se chegar ao aprendizado.
Sílvia Almada

Anônimo disse...

Segundo Cury, Educar é semear com sabedoria e colher com paciência...
Compreendo que Ensinar a Aprender é fornecer os meios para que as pessoas consigam se atualizar permanentemente o seu conhecimento,
através de leituras e pesquisas. Abordar assuntos diversos também é ensinar a aprender e considero que é na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar ao conhecimento. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo professor para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu não poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma pá. Por isso a importância de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.
Pecamos muitas vezes examente por que não definimos com clareza o que na verdade acrescentará ao aluno a pesquisa que a ele solicitamos,precisamos compreender que pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência a pesquisa é a busca de solução a um problema que o alguém queira saber a resposta. Não gosto de dizer que se faz ciência, mas que se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é portanto o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.
Só precisamos planejar e replanejar nossas ações para que nossos alunos atinjam o esperado nas pesquisas que encaminhamos, só assim evitaremos transtorno/angustias quando nosso aluno retorna com o assunto em questão(pesquisa) tal como encontrou, não conseguindo fazer uma ponte ao conhecimento.
Precisamos penar nisso, não é verdade, caros educadores!

Anônimo disse...

Caro colega passei aqui só pra deixar minha opinião:Bom quero dizer que tudo é possível basta querer tudo pode mudar sim ,alias já deveria ter mudado.Devemos mudar para buscar melhorias porque se sabemos que no modo que estar não estamos conseguindo produzir,então para que permanecermos no errado? já deveríamos ter começado porque como eu já falei tudo é possível basta querer e nós e que devemos dar o primeiro passo.
Uma dica:Temos que dar o primeiro passo para sermos seguidos,temos que ouvir para sermos ouvidos.

Anônimo disse...

Olá Pessoal!
Penso que a mudança é uma dinâmica natural da vida. É preciso perceber a mudança lá dentro de nós. A escola precisa participar desse processo de interação,é uma necessidade, é um desafio a ser lançado.Sabe-se que essa mudança há muito vem sendo tentada e as respostas chegam lentamente. Chega! Precisamos construir juntos uma Escola Inclusiva, uma escola que aceite todos e trate de forma diferenciada.Estou esperando por você, busquemos juntos!

Anônimo disse...

Muito bom o seu comentário Mazé,concordo com você